Entrar no mundo dos negócios e começar a investir exige algumas estratégias que, somente o tempo e a experiência poderão ajudar a compreender.

Por isso, se você possui um plano de negócios e está a espera do momento certo para executá-lo, continue a leitura e confira os 5 livros mais indicados para quem quer começar a investir no mercado financeiro.

1. Os segredos da mente milionária

Autor: T. Harv Eker

A finalidade desse livro não é ensiná-lo estratégias para investir, mas sim a mudar a sua mentalidade em relação ao dinheiro. Para isso, o autor enumera 17 itens, que ele chama de “arquivos de riqueza”.

Esses arquivos mostram a diferença entre a mentalidade de uma pessoa rica e o modo de pensar de gente medíocre, no sentido de ser regular ou mediano. E não é só em relação ao dinheiro. Ele também se refere a pensamentos quanto aos seus relacionamentos, a sua maneira de lidar com a vida, com os negócios e hábitos cotidianos.

Um investidor que internaliza esses “arquivos de riqueza”, revendo seus conceitos e tomando para si a filosofia de pensar das pessoas bem-sucedidas, realmente tende a ter resultados melhores em seus investimentos.

2. Pai rico, pai pobre

Autor: Robert T. Kiyosaki

Discorre sobre a história do próprio escritor, um empresário bastante próspero. Ele conta as lições aprendidas quando era jovem com o seu “pai pobre” (o biológico) e seu “pai rico” (o pai de um dos seus melhores amigos).

Seu genitor, apesar de ser um Ph.D muito bem remunerado, ao falecer, deixou diversas dívidas para sua família, pois ele nunca soube dominar suas finanças. Com isso, Kiyosaki já derruba o mito de que um salário de dar inveja traz uma vida financeira confortável.

Seu “pai rico” sempre disse que o sucesso nas finanças vem apenas por meio da educação, mas aquela que vai além da tradicional. Afinal, se esta fosse suficiente, o pai Ph.D não seria o que teria recursos em falta.

Nesse clássico sobre educação financeira, o autor é taxativo: ou você aprende os conceitos fundamentais do tema, ou passará a vida toda colocando a culpa no seu emprego, no seu salário ou no seu chefe.

3. Investimentos – Os Segredos de George Soros e Warren Buffett

Autor: Mark Tier

Para começar a investir, você precisa descobrir o seu perfil de investidor. Este livro mostra o estilo desses dois megainvestidores, que são completamente diferentes. Os comentários que fundamentam os capítulos são dos próprios Soros e Buffett, um ponto alto do livro.

Dois dos homens mais poderosos do mundo revelam, nesta obra, os principais segredos de como criaram filosofias de investimentos brilhantes e vitoriosas.

4. O investidor inteligente

Autor: Benjamin Graham

Warren Buffett considera este livro uma bíblia dos investimentos. É uma boa pedida para quem pretende investir em renda variável, tipo de aplicação que inclui a bolsa de valores, e quer saber mais sobre conceitos fundamentais do mercado financeiro.

Graham, que é tido como o criador da carreira de analista de investimentos, ensina conceitos essenciais da análise fundamentalista, recorrendo a narrativas de acontecimentos históricos. Com isso, ele não oferece uma estratégia montada para ter sucesso em seus investimentos, mas disponibiliza meios para que você faça boas escolhas.

5. Manias, Pânico e Crashes

Autor: Charles P. Kindleberger

Um ótimo livro para tempos atuais, onde crises mundiais e domésticas recentes, nunca antes vistas, fizeram parte da realidade. O autor descreve detalhadamente o cenário histórico das crises e bolhas financeiras que destruíram economias de diversos países ao longo dos anos.

Quem quer começar a investir, precisa entender não só os ganhos possíveis, mas também que existe a possibilidade real de se perder muito dinheiro.

Charles P. Kindleberger começa pela crise do bem-feito sistema financeiro e comercial da Holanda do século XVII. Ao longo da obra, ele demonstra que a periodicidade e a proporção das recessões crescem conforme o capitalismo se espalha mundialmente.

Você poderá analisar o fato de diferentes crises terem elementos bem comuns entre si.

Pronto para iniciar suas leituras e começar a investir?

Agora que você já conhece os 5 principais livros para investidores aspirantes, que tal compartilhar em suas redes sociais essa lista e ajudar a outras pessoas que querem começar a investir?

Posts Relacionados

FOXBIT

A FOXBIT nasceu da necessidade de uma empresa transparente no mercado nacional de bitcoins e criptomoedas, nos orgulhamos em dizer que somos a única empresa brasileira que deixa público seu endereço de carteira quente e fria, provando a existência dos recursos que são negociados na plataforma. Com parcerias estratégicas, como a BlinkTrade Inc., a Foxbit possui um grande know-how em mercado financeiro, nacional e internacional, trazemos aplicações, soluções e segurança desse mercado tão consolidado para o mercado de criptomoedas.