Halving do Bitcoin começa em:

Dia(s)

:

Hora(s)

:

Minuto(s)

:

Segundo(s)

Moeda digital: faz sentido viajar com bitcoins na carteira?

abr 19, 2017 | Bitcoin

A cada dia surgem novas maneiras de se utilizar bitcoins, e novos mercados que passam — inteligentemente — a aceitar esse método de pagamento. Muita gente não sabe, mas é possível utilizar a moeda digital em diversos países.
Quer viajar com bitcoins na carteira, mas não como encontrar locais que aceitem esse método de pagamento? Está em dúvida sobre as principais vantagens de usar o câmbio de moeda digital? Leia o texto e fique mais bem informado!

Como os bitcoins funcionam?

A maioria das pessoas está acostumada com a lógica tradicional do uso de moedas. No entanto, vale lembrar que as moedas são regionais, e seus valores são ditados por interesses governamentais.
Com os bitcoins, por outro lado, a estrutura de funcionamento é completamente diferente. São moedas que não possuem fronteiras, ou seja, não existe uma delimitação sobre qual território podem ser usadas.
No entanto, para que o bitcoin sirva de moeda de troca, os locais e sites de turismo também devem aceitar esse tipo de dinheiro. A boa notícia é que essa ação vem se tornando, a cada dia, mais comum entre as diversas empresas, inclusive no ramo das viagens.

Como viajar com bitcoins e usá-lo?

Os bitcoins são vistos por muitos como espécies de moedas que ficam somente no âmbito digital. No entanto, a realidade não é bem assim.
Ao viajar, é normal que se prefira levar o dinheiro na moeda estrangeira em mãos ou, ainda, usar os cartões internacionais.
No entanto, por conta do grande aumento no número de pessoas que utilizam bitcoins, assim como a sua valorização no mercado, é cada vez mais comum que esse método seja utilizado em excursões, serviços diversos e estabelecimentos de lazer.
Você pode conferir os locais que aceitam bitcoin coinmap.org, coinatmradar.com e coindesk.com/bitcoin-atm-map.

Que vantagens há no uso de bitcoins no exterior?

Um dos principais atrativos para aqueles que desejam pagar as despesas de viagens com bitcoins é a possibilidade de não pagar IOF. Isso porque, uma vez que a moeda não possui delimitação territorial, não será cobrada dela uma taxa de transição.
Mesmo que a transação monetária seja feita em outro país, ela utilizará a mesma tecnologia que seria aplicada em uma movimentação na loja da esquina do seu país de origem, por exemplo.
Em outras palavras, os bitcoins não serão vistos como uma moeda, no sentido tradicional da palavra, mas sim como um mecanismo que possibilita uma transação financeira. Assim, é possível pagar jantares e estadias em outros países, com isenção de IOF.
Vamos imaginar que um brasileiro está visitando a Espanha. Ao sair para jantar em um restaurante, decide pagar suas despesas com bitcoins. Pelo fato de os bitcoins se comportarem como protocolos de transação monetária, há algumas diferenças na maneira como essa transação se completa.
Seria como se o brasileiro estivesse retirando alguns reais da sua conta, mas o restaurante receberia em euros. Ou seja, a conversão de valores é feita automaticamente a partir da moeda digital. E sem gastar com o IOF!

É possível viajar apenas com bitcoins?

A resposta para essa pergunta é simples: é possível, sim, viajar apenas utilizando bitcoins!
Quem deseja viajar assim deve pesquisar as localidades que deseja visitar. Em seguida, compre as passagens e agende os hotéis por sites que aceitem o pagamento com bitcoins. Para ter uma ideia, alguns sistemas que oferecem essa forma de pagamento são o Expedia, para hospedagem; e o CheapAir, para voos.
Além disso, é importante manter uma relação de restaurantes e outros locais que aceitam pagamentos pela moeda digital. Nesse sentido, o site Coinmap pode ser de grande ajuda, já que oferece uma lista de estabelecimentos que aceitam bitcoins como pagamento.
Vale lembrar que, em 2015, o europeu Felix Weis visitou 17 destinos ao redor do mundo utilizando apenas bitcoins. Entre os locais visitados estão Venezuela, Estados Unidos, Grécia e Cuba.
Caso você não se sinta totalmente seguro em viajar somente com bitcoins, é possível criar um cartão de débito VISA internacional, em dólar ou euro, carregado em bitcoins. Confira nosso tutorial clicando aqui.
Viu como é possível utilizar a moeda digital em várias situações? Se você gostou do post, compartilhe o texto nas suas redes sociais e mostre para seus amigos como viajar utilizando bitcoins!

Últimos posts

SatoshiCall

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado de criptomoedas?

Deixe seu e-mail ao lado e receba a SatoshiCall, nossa newsletter diária com as principais notícias do mercado financeiro.