Geralmente, usuários investidores de criptomoedas possuem várias perguntas sobre como funciona esse mercado. Nesse aspecto, uma dúvida frequente é diz respeito a como armazenar bitcoins, que é a criptomoeda mais famosa do globo.

Da mesma forma que existem maneiras para proteger a carteira do seu dinheiro em espécie, também é importante que os usuários de bitcoin estejam cientes de formas eficazes para garantir a segurança de seu tesouro virtual e evitar as armadilhas de mercado.

Ficou interessado? Então descubra nesse artigo como armazenar bitcons utilizando algumas ferramentas essenciais e otimize seu investimento!

Por que é importante saber como armazenar bitcoins?

Apesar de toda a lucratividade e modernidade que cercam as criptomoedas, esse ainda é um mercado novo, sem órgãos de controle fixos. Dessa forma, é necessário que o investidor esteja sempre atento ao seu dinheiro online e onde armazená-lo.

Não é raro encontrar casos de investidores que tiveram suas carteiras virtuais de troca e venda de bitcoins violadas de alguma forma. Ainda hoje, boa parte dos serviços relativos à custódia dessas moedas sofre constantes atualizações para otimizar a segurança.

Desse modo, não adianta apenas que o investidor possua conhecimento sobre como funciona a bitcoin. Também é essencial conhecer as formas de armazenagem disponíveis no mercado, pois existem tipos de carteira e ferramentas que podem ser nocivos ao seu investimento.

Quais são os tipos de carteira para armazenamento de bitcoins?

As carteiras de armazenagem de bitcoin são, na prática, softwares utilizados para guardar a criptomoeda. Ao contrário do senso comum, um investidor pode ter mais de um tipo de carteira para aumentar seu nível de segurança. Confira alguns desses tipos:

Carteiras quentes e frias

Regra geral, as carteiras para a custódia de bitcoins são classificadas em dois grupos, as quentes e as frias. Aquelas que possuem ligação direta com a internet, ou seja, estão diariamente online são chamadas de quentes — e as demais são chamadas de frias.

Por trabalharem de forma off-line, as carteiras frias são geralmente mais seguras, uma vez que estão desligadas da rede em geral. São, assim, indicadas para guardar grandes quantias de bitcoin. Por outro lado, as carteiras frias não possuem a praticidade necessária para realizar as movimentações.

Já as carteiras quentes, apesar de menos seguras, possuem velocidade nas movimentações, por estarem sempre disponíveis. Dessa forma, o ideal é que o investidor possua os dois tipos de carteia para se beneficiar de ambas as vantagens, dependendo do caso.

Carteiras via mobile

Essa modalidade de carteira virtual para bitcoin é utilizada para aparelhos móveis e foi pensada para proporcionar facilidade no acesso do investidor no dia a dia. Além da óbvia vantagem de conexão em qualquer lugar, o usuário também pode efetuar pagamentos pelo software.

Carteiras via web

As carteiras via web são do tipo quente, ou seja, estão sempre online e à disposição dos usuários, quando esses puderem acessar a internet. Algumas empresas especializadas nesse mercado oferecem esse serviço, que faz a custódia de seus bitcoins na nuvem. Não são tão seguras quantos os outros serviços, porém são mais práticas.

Carteiras via desktop

São as mais comumente utilizadas pelos investidores. Essas carteiras são desenvolvidas para o computador do usuário. São de fácil acesso e podem ser utilizadas mesmo quando não há conexão disponível com a internet.

Carteiras de Hardware

As carteiras de hardware podem ser uma boa opção para o investidor que deseja ter maior grau de segurança, sem no entanto abrir mão da agilidade em suas movimentações. Elas se apresentam na forma de computadores diminutos que podem chegar a ser do tamanho de um pendrive.

Dessa forma, o investidor pode conectar seu aparelho em um desktop e realizar qualquer negociação que precisar on-line. Depois, basta desconectar para ganhar a segurança do modo off-line e levar sua carteira no bolso!

Carteiras físicas para bitcoin

Algumas empresas oferecerem um serviço interessante de armazenagem para os bitcoins, que consiste em transformá-la em papeis, para que assim o usuário possa guardá-las de forma física em um banco por exemplo.

Por conta de sua natureza física, essa uma  das modalidades mais seguras de armazenamento para bitcoins. Contudo, como é fácil de supor, sua movimentação é trabalhosa.

Existem ferramentas especiais para a custódia de bitcoins?

Graças à grande procura dos usuários de bitcoin por maior segurança no negócio, as empresas de tecnologia vêm investindo cada vez mais em dispositivos que auxiliem esse público.

Hoje, já existem alguns aplicativos eletrônicos que foram desenvolvidos para os investidores que procuram como armazenar bitcoins de maneira mais eficiente. Conheça alguns:

Bitcoin Wallet

Considerada por muitos usuários como uma das formas mais seguras de armazenamento no mercado. Trata-se de uma carteira via mobile que pode se conectar diretamente com a rede bitcoin.

Essa carteira é de fácil acesso e seu manuseio é considerado simples pela maioria dos investidores. Trata-se de uma boa escolha para quem está começando!

Airbitz

Essa carteira via mobile possui uma interface atrativa para a maioria dos usuários e combina funcionalidade com design.

Após fazer o download, será necessário criar uma conta para o usuário com senha de acesso, para garantir a segurança do mesmo. Além disso, a carteira é criptografada no cliente, os backups são guardados criptografados,

Mycelium

O modelo de carteira via mobile conhecido como Mycelium pode ser adquirido tanto por aparelhos Android como por iPhones. É considerado uma carteira de uso simples  e fácil acesso.

Entre suas funções, podemos citar: enviar e receber bitcoins, exportar e descriptografar chaves, importar chaves privadas e seeds. Além dessas vantagens, o Mycelium possui código aberto, ou seja, pode ser atualizado e revisado constantemente.

Para investidores iniciantes, esse aplicativo pode ser uma boa ideia para começar o armazenamento, pois oferece ferramentas úteis e de fácil uso para o dia a dia.

Utilizar criptomoedas é uma boa maneira de diversificar suas aplicações, como forma de montar uma boa carteira de investimentos. Ainda assim, saber como armazenar bitcoins é tão importante para o seu negócio quanto saber como a moeda funciona em suas aplicações.

Quer entender como o bitcoin funciona? Acesse nossa plataforma de educação Foxbit Educação, entenda mais sobre essa moeda revolucionária.