O mercado de Bitcoin é recente se comparado a outras alternativas de investimentos existentes, tendo surgido em 2008. Porém, ele já se tornou uma das opções com maior rentabilidade no mundo financeiro, chegando a se valorizar mais de 1100% em apenas 5 anos. Por isso, realizar um investimento em Bitcoin pode significar uma grande oportunidade de negócio.

Como funciona o mercado de Bitcoin?

O Bitcoin faz parte do mercado das moedas digitais, sendo especificamente uma criptomoeda (moeda criptografada). Entre as várias formas de se adquirir Bitcoins, as duas principais são:

1. Processo de mineração

O termo faz um paralelo com a mineração de metais por conta da dificuldade de obter e pela raridade da moeda, assim como os metais preciosos.

Existe um software que é responsável pela emissão dos Bitcoins em um sistema interligado entre os indivíduos e organizações que atuam nesse mercado (rede peer to peer), tudo de forma descentralizada e sem o controle de uma autoridade.

Esse sistema emite blocos de códigos criptografados para que os chamados mineradores (os participantes) tentem decifrá-los. O primeiro a conseguir recebe a quantidade determinada de Bitcoins referente a esses códigos.

2. Por meio de transações e investimentos

O segundo método é através da compra de Bitcoins de outros participantes do sistema, a exemplo do que ocorre no mercado de ações.

Isso pode ser feito por meio de um cadastro em uma plataforma voltada ao mercado, como a Foxbit. O processo é bem simples e facilitado, o que permite começar a investir rapidamente.

Quando começar um investimento em Bitcoin?

Desde que começou, o mercado de Bitcoin cresceu bastante ao redor do mundo. Para se ter uma ideia, no início cada unidade era cotada em menos de U$ 1,00. Em 2013, chegou a ser vendida acima de U$ 1.100,00.

Ele sofreu uma pequena desvalorização, porém tem se recuperado e seu preço atualmente se encontra superior a U$ 700,00, o que pode significar uma boa chance de obter ganhos futuros. Mas ele ainda está longe da sua máxima histórica, o que pode ser uma boa oportunidade de entrada.

Por isso, quem deseja ingressar nesse mercado deve fazê-lo o mais cedo possível.

Qual a importância do planejamento a longo prazo?

Quem pretende investir no mercado de Bitcoin precisa fazer um planejamento de longo prazo para  aumentar as chances de obter ganhos. Como visto acima, quem esperou 5 anos desde o seu surgimento conseguiu vender suas unidades a um preço alto, o que deixou muita gente milionária.

Porém, na hora de se planejar é importante não só segurar os Bitcoins na carteira, mas também estipular um investimento contínuo. Dessa forma, é possível aumentar o retorno do investimento no longo prazo por ter uma quantia maior investida.

Mas vale lembrar que o investimento em Bitcoin tem seus riscos, já que é um mercado com volátil, embora tenha ficado mais estável nos últimos tempos. É preciso estudá-lo e estar atento às tendências e novidades, além de se informar sobre maneiras seguras de investir.

Outro ponto importante é incluir a taxa de inflação nos seus investimentos, de modo a aumentá-los proporcionalmente para não prejudicar seu poder de compra no futuro.

O que é preciso saber os Bitcoins?

É importante saber que a emissão de Bitcoins cai pela metade a cada 4 anos, conforme estabelecido pelo seu criador Satoshi Nakamoto.

Quando o sistema começou, eram disponibilizadas 50 unidades de Bitcoin a cada dez minutos, hoje são 12,5. Existe ainda um limite de unidades a serem emitidas, 21 milhões, o qual deverá ser atingido por volta de 2040. Ou seja, sua oferta é pautada pela escassez, assim como os metais preciosos.

Contudo, por ter 8 casas decimais, as moedas são divisíveis e podem ser negociados em frações menores, o que indica que seu mercado é duradouro. Essa característica também permite começar um investimento com pouco dinheiro.

Realizar um investimento em Bitcoin é uma das novas formas de obter ganhos geradas pelas novas tecnologias, tendo muitas vantagens em relação aos investimentos tradicionais. Também é interessante destacar que cresce o número de estabelecimentos que estão aceitando a moeda no mundo, o que indica um aumento de relevância dos Bitcoins no cenário mundial.

Quer saber mais sobre o mercado de Bitcoins? Confira então os principais benefícios e riscos dessa moeda digital!